ORIENTAÇÃO AOS PROPRIETÁRIOS DE BARES E RESTAURANTES PARA ECONOMIZAR ÁGUA

É preciso que os PROPRIETÁRIOS DE BARES E RESTAURANTES se conscientizem da gravidade da situação vivida pela sociedade, decorrente da falta de água, que tende a ser agravar e muito nos próximos meses. Vimos reiterar essa preocupação e pedir mais uma vez que todos ajudem a evitar uma catástrofe.

Ressaltamos que os bares e restaurantes estão entre os negócios que terão mais prejuízos com a falta de água. Este insumo é imprescindível para lavar alimentos, pratos, copos e talheres, equipamentos, pisos e manter os banheiros limpos, evitando contaminação e odores.

Caso o estabelecimento seja obrigado a fechar por falta água, quantos dias suportará sem faturar, tendo que pagar funcionários, aluguéis, fornecedores, entre outros custos

Não obstante, se por mais esforços que fizer o estabelecimento ficar mais de um dia sem água, e o estoque desta acabar e não houver indicação de retorno do fornecimento, o proprietário deve estudar a suspensão das atividades, pois não pode funcionar sem condições mínimas de higiene e segurança alimentar.

A ABRASEL entende que certos acontecimentos indesejáveis, podem ser considerados naturais na vida em sociedade. No entanto, se eles acontecem em decorrência da falta de responsabilidade do Poder Público e se tiverem continuidade além do razoável, se o fornecimento de água faltar completamente por mais de dois dias por exemplo, o prejudicado terá direito de indenização contra esse mesmo Poder Público.

A entidade está empenhada em auxiliar e informar meios para amenizar as consequências da crise. No entanto, a associação espera que as autoridades estabeleçam planos e metas efetivos, apoio e respeito com a população através de informações constantes, e agilidade na solução da retomada do abastecimento hídrico. Caso contrário, agiremos de forma a ressalvar os interesses do setor e da sociedade.

 

Sugestões práticas para reduzir o consumo de água

O maior dispêndio de água nos estabelecimentos do ramo acontece na cozinha/copa, no bar e nos banheiros, especialmente dos clientes. Temos pois que tentar conscientizar nossos funcionários e clientes para que façam economia.

Quanto aos funcionários, recomenda-se que os proprietários (vale para executivos, chefs, barman, nos de estabelecimentos de maior porte) façam reuniões com demais funcionários discutindo formas de economia e tentando convencê-los a fazer o mesmo em casa, tornarem-se formadores de opinião com pessoas com que se relacionam, especialmente parentes e vizinhos.

Deve-se ter cartazes e adesivos informando as práticas de economia de água, e colocá-los em todos locais onde se gasta água (material é gratuito e pode ser retirado na sede da associação), entre outras recomendações:

1-   Adquira recipientes -  cisternas, baldes grandes, capazes de guardar água usada ou recolhida da chuva, que tenha condições para lavar piso, paredes, calçadas e banheiros. Use esfregões molhados no chão e panos molhados nas paredes antes de usar apenas água;

2-   Coloque bicos de borracha nas saídas das torneiras, reduzindo fluxo (e evitando quebras;)

3-   Limpe bem copos, pratos, panelas e talheres, antes de ensaboar, com a torneira fechada, para só depois lavar;

4-   Lave verduras e frutas em bacias, em vez de na água corrente;

5-   Se for usar máquina de lavar, espere até que ela esteja cheia;

6-   Faça o mesmo com a máquina de lavar roupa;

7-   Insista para que funcionários e clientes usem descargas de privadas o mínimo necessário;

8-   Ao lavar as mãos, as ensaboem antes de lavar com água;

9-   Banhos – ligue a água o suficiente para se molhar, feche enquanto se ensaboam, para só então ligar novamente a água;

10-   Troque seus equipamentos hidráulicos por outros mais modernos, que economizam água -  torneiras automáticas (fornecem água via sensor de movimento), descargas com válvulas de dois tempos. Na cozinha, pias duplas (uma para ensaboar e outra para completar lavagem);

11-   Reserve espaços para novas caixas d’águas, cisternas, todo tipo de recipiente que possa aumentar seu estoque;

12-   Mantenha reserva de materiais descartáveis (copos, pratos e talheres), para situação de emergência;

13-   Tenha sempre atualizado a relação de fornecedores (caminhão pipa, geradores entre outros), e contatos para informações sobre o retorno do abastecimento;

14-    Tire do cardápio produtos que exigem maior uso de água;

15-   Seja transparente, comunique seu cliente e converse com ele francamente se á água acabou e irá prejudicar a qualidade e o andamento dos serviços. Para evitar problemas, informe as regras de uso do banheiro; e

Se imprescindível, encerre as atividades mais cedo, após comunicar a todos, funcionários, clientes, fornecedores, o motivo, inclusive relativo a saúde, higiene e segurança.

 

Percival Maricato- Presidente

Abrasel SP - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes