Inter Beaujolais, que representa os 2.800 produtores da região, iniciou em 2012 um plano de promoção dos Vinhos do Beaujolais no Brasil. Dos terroirs da região, tintos varietais da casta gamay oferecem vinhos frutados e moderadamente tânicos, perfeitamente adaptados para serem consumidos nos climas quentes como o do Brasil.
Primavera no Beaujolais

Vinhos de Beaujolais na Expovinis!

imageO Brasil, apesar do contexto de diminuição das importações de vinhos de 9,3% em 2013 em relação a 2012, promete bons resultados. O Beaujolais é a 2e região francesa que tem números em alta: um aumento de 12,4% em volume e 26,51% em valor.É neste contexto positivo que Inter Beaujolais participou pela 3e vez consecutiva de Expovinis, do dia 22 ao dia 24 de abril em São Paulo.

Interprofession, representada por Anthony Collet (Diretor de Marketing) e Charles Rambaud (Responsável para Exportação) contou com 5 estandes e 5 produtores :

  • Alliance des Vignerons Beaujolais Bourgogne
  • Domaine Jean-Paul Champagnon
  • Domaine Ruet
  • Domaine du Clos des Garands
  • Trenel Fils

Além de ter oportunidade de encontrar os produtores e degustar seus vinhos, os visitantes puderam assistir a um Master Class sobre os vinhos do Beaujolais no dia 23 de abril no Pavilhão da França.  Anthony Collet apresentou, de maneira aprofundada, a região e as características dos seus terroirs que fazem dos vinhos do Beaujolais verdadeiras pérolas que merecem serem descobertas! Além disso, cada expositor produtor dirigiu a degustação dos seus vinhos. Assim, todas as denominações do Beaujolais foram apresentadas: do Beaujolais ao Beaujolais Villages passando pelos 10 Crus: Morgon, Chénas, Saint-Amour, Moulin-à-Vent, Régnié, Chiroubles, Fleurie, Brouilly, Côte de Brouilly, Juliénas.

O espaço da Master Class estava cheio e os participantes se surpreenderam com a qualidade dos vinhos. E mais: para fechar com chave de ouro, um dos participantes da Master Class teve o grande prazer de ganhar uma passagem oferecida por nossa parceira oficial a Air France para ir descobrir nossa magnifica região.

Você deseja encontrar um pedaço do Beaujolais ? Visite nossos 5 Bistrots Beaujolais no Brasil!

O que é a rede de Bistrots Beaujolais ? 

O conceito Bistrots Beaujolais apareceu em Lyon na década de 50, graça a dois gourmets que desejavam reencontrar a atmosfera simpática dos bistrots do passado.
Que seja numa Brasserie tradicional, num bar à vins ou num restaurante estrelado, deliciosos casamentos comidas/vinhos lhe são propostos
Assim, é toda alma do Beaujolais que você encontra em Paris, Lyon, nos Estados Unidos, em Londres, passando pela Bélgica, a Holanda, a Alemanha e até mesmo a China!

A rede Bistrots Beaujolais no Brasil 

Foi em 2013 que a rede Bistrots Beaujolais começou a se desenvolver na America Latina e mais particularmente no Brasil graça aos apaixonados pelos Vinhos do Beaujolais!

Atualmente podemos contar 5 Bistrots Beaujolais ! Você pode encontra-los em:

Sao Paulo :
Enoteca Saint Vin Saint
Rua Professor  Atílio Innocenti, 811, Vila Nova Conceição
04538-002– São Paulo – SP
55 (11) 3846 0384
www.saintvinsaint.com.brBistrot de Paris
Rua Augusta, 2542
Jardins São Paulo SP
55 (11) 3063 1675
http://www.bistrotdeparis.com.br

Rio de Janeiro :   
Eça    
Avenida Rio Branco, 128
20050-005 Centro Rio de Janeiro
55 (21) 2524 2300 / 2401
http://www.hstern.com.br/institucional/restaurante-ecaBrasserie Rosario  
Rua do Rosario, 34
20050-005 Centro Rio de Janeiro
55 (11) 2518 3033/3533
http://www.brasserierosario.com.br

Belo Horizonte :    
Au Bon Vivant
Rua Pium-I, 229     
Cruzeiro Belo Horizonte
55 (31) 3227 7764
www.aubonvivant.com.br

Se você tem um estabelecimento com serviço de restauração, que você é apaixonado pelos vinhos do Beaujolais, pela simpatia típica de nossa região e se tem pelo menos, 3 vinhos de denominação do Beaujolais na sua carta, não hesite em apresentar sua candidatura! Você fará parte dos Bistrots do Beaujolais pioneiros no Brasil e em toda America Latina!

2 jornalistas Brasileiros viveram a aventura no
Beaujolais !

Esse mês de abril foi rico em atividades para os vinhos do Beaujolais e o Brasil. De fato a Inter Beaujolais acolheu, de 13 a 16 de abril, 2 jornalistas brasileiros para uma viagem profissional de imprensa: Eduardo Russo, alias Didu, famoso por seu blog especializado em vinho e colaborador, entre outras, da revista  Prazeres da Mesa e Bruno Agostini, jornalista especializado em enologia e gastronomia do jornal O Globo.
Os dois percorreram a região do Beaujolais, durante 3 dias ensolarados e assim tiveram a oportunidade de descobrir as diversas denominações e as atividades enológicas. E o que tem de melhor para descobrir uma região, senão começar por uma feira especializada em vinhos: Bien Boire en Beaujolais! Eles puderam encontrar uma centena de vinhateiros e degustar mais de 150 referencias num só dia! Para quem deseja saber mais a respeito desta feira, acessar a este link :http://www.bienboireenbeaujolais.com
A viagem de imprensa foi marcada por visitas de propriedades, por almoços e jantares simpáticos com vinhateiros e apaixonados de sua região.
Descobrir e dividir a experiência dos 2 jornalistas nos seus próprios links:
Didu Russo : http://www.didu.com.br
Bruno Agostini : http://oglobo.globo.com/blogs/enoteca/

Os vinhos do Beaujolais na França e no mundo

Brasil: Participe das formações Beaujolais!

Você não conseguiu participar no ano passado? Beaujolais volta em setembro para formar profissionais.
Anthony Collet, o Diretor Marketing de Inter Beaujolais estará de novo no Brasil para encontrar importadores e distribuidores a quem apresentará a região e suas diferentes denominações em torno de degustações de vinhos distribuídos no Brasil.
Essas formações que serão realizadas no Rio de Janeiro, São Paulo e uma terceira cidade que será definida, têm por objetivo aprofundar os conhecimentos destes profissionais e também lhes fornecer as ferramentas necessárias para argumentar na hora da venda, reforçar a imagem do Beaujolais, e transmitir esse conhecimento aos seus clientes.Aproveitamo-nos para lhe informar que iremos contatar os profissionais do setor de vinhos nas próximas semanas.

Para mais informações, por favor, entre em contato com  Raphaël Allemand de EOC International, representante dos vinhos do Beaujolais no Brasil : [email protected]

Zoom: « Os elegantes e perfumados» 

Os vinhos tintos do beaujolais podem ser classificados por 3 tipicidades :
Os finos e perfumados (Brouilly, Chiroubles, Fleurie, Régnié, Saint-Amour)
Os intensos e generosos (Chénas, Côte de Brouilly, Juliénas, Morgon, Moulin-à-vent)
Os frutados e gastronômicos (Beaujolais blanc, Beaujolais rosé, Beaujolais rouge, Beaujolais Villages blanc, Beaujolais Villages rosé, Beaujolais Villages rouge)Na categoria, vinhos elegantes e perfumados do Beaujolais, você pode encontrar a denominação Saint-Amour.  O que pode ser melhor que degustar com sua cara metade, esse maravilhoso Cru do Beaujolais, para festejar o Dia dos Namorados ?

Saint–Amour
Superficie : 319 hectares
Produção média : 15 659 hectolitres
Solos: Os solos são marcados por uma grande diversidade porque podem ser compostos de argila de aluviões antigas ou de aluviões com sílex, mas também se encontram granito, xisto e até mesmo rochas calcárias.
A altitude vai de 240 até 320 metros com encostas médias e moderadas.
Degustação: frutado e floral, com taninos bastante redondos e uma estrutura mais ou menos pronunciada.
No olho: Cor rubis límpida
Nariz: kirsch, especiarias, ou peônia, íris, framboesa, violeta
Boca : viva e equilibrada, frutada e floral

Particularidades: AOC Saint-Amour está situada numa pequena cidade do mesmo nome, inteiramente incluída no departamento de Saône-et-Loire. Seus solos heterogéneos, entre granito, xisto e argila, produzem duas tipicidades. Vinhos leves e bem redondos com aromas de íris, violeta ou ainda framboesa. Mas também vinhos potentes e complexos com aromas de kirsch e especiarias.

Você sabia ? 
Com um nome tão sugestivo, é a denominação predileta dos namorados. Um vinho especial Saint-Valentin é produzido pela denominação todo ano e assim, de 20 a 25% da produção é degustada neste dia D tanto na França quanto no mundo.

Receita do Beaujolais

Coxa de frango caïpira com caudas de lagostim

Rota dos vinhos do Beaujolais
Ingredientes para 4 pessoas- 4 coxas de frango agrícola
- Algumas caudas de lagostim
- 1 dente de alho
- 1 echalote
- Alecrim
- louro
- uma pontinha de pimenta dedo de moça
- azeite
- pimenta do reino
- 2 colheres sopa de maizena
- 1 colher sopa de extrato de tomate ou um pouco de creme de crustáceos
- conhaque
- 20 cl de vinho branco

Preparação: 
Em fogo alto pôr a manteiga numa panela e depois colocar as coxas de frango. Juntar o sal e a pimenta do reino. Adicionar a echalote cortada bem fina, o dente de alho amassado, as ervas aromáticas e uma pontinha de dedo de moça. Quando bem douradas, deglaçar e flambar com conhaque; adicionar o extrato de tomate ou o creme de crustáceos e o vinho branco. Deixar cozinhar em fogo baixo durante 20 minutos.
Quando o frango está pronto, tirar os pedaços; Peneirar o molho com uma peneira bem fina (chinois), e depois, pôr as caudas de lagostim e as coxas de frango. Esquentar, temperar a gosto e colocar no prato de serviço.

Esse prato casa se perfeitamente com um Saint-Amour…

Aonde encontrar os vinhos do Beaujolais no Brasil ?

Mais de 70 marcas se encontram em mais de 30 importadoras no Brasil, os interessados podem solicitar essa lista mandando um e-mail a : [email protected]